Acidentes sem vítimas, ameaças e outros conflitos são resolvidos por acordo em 80% dos casos em Presidente Prudente
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Em Presidente Prudente, 80% dos casos do NECRIM terminam em acordo
Conflitos com menor potencial ofensivo registrados em Presidente Prudente (SP) terminam em acordo em pelo menos 80% dos casos, segundo o Núcleo Especial Criminal (Necrim).
Entre as ocorrências atendidas pelo órgão estão acidentes sem vítimas, ameaças, perturbação de sossego e crimes contra a honra. Nesses casos, o Necrim atua como um núcleo especializado da Polícia Civil voltado à solução negociada de conflitos.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
À TV TEM, o delegado do Necrim, Eliandro Renato dos Santos, explicou que a proposta do serviço é resolver as situações de forma rápida, sem a necessidade de encaminhamento ao Judiciário, reduzindo o tempo de espera aos envolvidos.
"A gente sabe que hoje o Judiciário conta com uma demanda absurda de processos que dão entrada todo dia nos tribunais. O Necrim, sendo um órgão extrajudicial, tem essa capacidade de ser um pouco mais célere e evitar que algumas demandas do aspecto penal da Lei 9.099 cheguem ao Judiciário", disse.
Delegado do Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Presidente Prudente (SP), Eliandro Renato dos Santos
Reprodução/TV TEM
No serviço, durante as audiências, os envolvidos têm a oportunidade de negociar, dialogar e firmar acordos de forma direta e consensual, que podem incluir indenizações. Para que isso ocorra, o delegado reforça a importância do registro formal da ocorrência.
"A partir do boletim de ocorrência, é instaurado um termo circunstanciado, que é um documento oficial da Polícia Civil do Estado. No bojo [dentro] desse termo circunstanciado, é designada a audiência de tentativa de conciliação", continuou o delegado.
Após este processo, as partes envolvidas comparecem ao Necrim, de forma presencial ou por videochamada. "E aqui a gente tenta estabelecer a composição amigável", completou o delegado Eliandro.
80% dos conflitos terminam em acordo pelo Núcleo Especial Criminal (Necrim) em Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV TEM
Conciliação mais rápida
Um dos casos que terminou em conciliação envolveu o ourives Vitor Augusto Sanfelice, que procurou o Necrim, com apoio de um advogado, após se envolver em um acidente de trânsito.
"Está sendo bem rápido. Não é igual aos processos comuns que você vai lá fazer um boleto de correntes e espera 60, 90 dias para ser atendido", reforçou Vitor.
O serralheiro Rafael Castro de Jesus também buscou atendimento no Núcleo Especial Criminal. Pelo trâmite comum, o caso poderia levar até três anos para ser analisado pelo Judiciário. Com a atuação do Necrim, no entanto, a situação foi resolvida em menos de 30 dias.
"O direcionamento foi muito rápido. Ele [representante] orientou eu e ela [as partes], até para amenizar, resolver e entrar no bom senso para não ir o processo para frente, isso de forma amigável", afirmou o morador.
O Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Presidente Prudente fica na Avenida Antônio Canhetti, 201, na Vila Santa Helena.
Núcleo Especial Criminal (Necrim) de Presidente Prudente (SP)
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM