Aluna de escola pública no interior de SP passa em vestibular para medicina na USP: 'Sempre foi uma meta'
30/01/2026
(Foto: Reprodução) Isabela Maria Naomi Coelho Miyamura, de Adamantina (SP), decidiu cursar medicina com apoio da família
Isabela Miyamura/Arquivo pessoal
Uma jovem de 17 anos, de Adamantina (SP), conquistou a tão sonhada vaga no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), considerado um dos cursos mais disputados do país.
Ao g1, Isabela Maria Naomi Coelho Miyamura falou sobre o sentimento de conseguir a vaga na graduação que lidera o ranking na Fuvest 2026, registrando praticamente 90 candidatos por vaga.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
"Fiquei muito feliz, animada e aliviada com a notícia. A medicina sempre foi uma meta minha e sempre foi muito incentivada pela minha família. Para falar a verdade, não sei como a ideia surgiu. Desde que penso em uma profissão, penso na medicina."
Isabela estudou os três anos do ensino médio na Escola Estadual "Helen Keller", em Adamantina. Agora, vai cursar medicina na USP, no campus de Ribeirão Preto (SP). "Minhas expectativas para o curso são bem altas por se tratar de uma boa instituição", afirmou.
A família da jovem também tem trajetória na área da saúde: a mãe é formada em odontologia, o pai em farmácia e a irmã mais velha também cursa medicina. "Todo mundo ficou muito contente e animado com a novidade", continuou Isabela.
LEIA TAMBÉM
Idosos do interior de SP cursam psicologia depois dos 70 anos: 'Nunca é tarde'
Entenda por que o MEC desativou um dos cursos de direito mais tradicionais do interior de SP
Como usar as notas do Enem para estudar no Brasil e no exterior
Apoio da família
O pai da estudante, Alexandre Miyamura, relembrou ao g1 o sentimento ao saber que Isabela havia sido aprovada no vestibular pelo Provão Paulista. "Na hora, passou um filme na cabeça: os dias de estudo, as dúvidas, os momentos de incerteza, o apoio, as conversas, a superação."
A conquista foi confirmada no dia 19 de janeiro, quando a família encontrou o nome de Isabela na lista de classificados. "Foi a confirmação de que todo o esforço valeu a pena. Uma felicidade única, difícil até de explicar."
"Nós, como pais, sempre procuramos apoiar e incentivar nossas filhas. Estar presente, dar suporte, orientar, ajudar quando precisava. A gente sempre acreditou que nosso papel era caminhar junto, dando base para que elas pudessem alcançar seus próprios sonhos", reforçou.
Isabela Maria Naomi Coelho Miyamura, de 17 anos, passou em medicina na USP pelo Provão Paulista
Isabela Miyamura/Arquivo pessoal
Resultados obtidos
Para alcançar o resultado, a aluna intensificou a rotina de estudos no último ano do ensino médio, sem deixar de lado a base construída nos anos anteriores. No Provão Paulista, as notas do 1º e do 2º anos também entram no cálculo final, junto à do 3º ano, com pesos diferentes.
Segundo o site da USP, o cálculo da nota é feito da seguinte forma: a prova de 2023 (1ª série) valia 15%, a de 2024 valia 25% (na 2ª série), a prova de 2025 (3ª série), de múltipla escolha, tinha peso de 40%, e a redação de 20% do total da pontuação equivalente para que os candidatos concorressem às vagas do Provão.
Isabela acertou 82 das 90 questões e obteve nota 18,667 de 20 na redação. Para chegar a esse resultado, dedicava várias horas do dia aos estudos, mas ressalta que cada pessoa tem uma realidade diferente. "O que mais importa é a qualidade do estudo. O tempo, muitas vezes, não é o que define", afirmou a jovem.
Assim como Isabela, outros estudantes seguem na expectativa de realizar o sonho de ingressar no ensino superior por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni). O resultado da primeira chamada será divulgado na terça-feira (3), enquanto o resultado da segunda chamada está previsto para sair no dia 2 de março.
Initial plugin text
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM