Aposentado de 75 anos morto em enchente na Zona Norte de SP tinha paixão por teatro e cantoras do rádio
26/01/2026
(Foto: Reprodução) Imagem mostra momento em que homem é arrastado pela chuva e morre
O aposentado Romeu Maccione Neto, 75 anos, que morreu afogado em uma enchente na Zona Norte de São Paulo, era ator de teatro e pesquisador da história de cantoras da "era de ouro" do rádio brasileiro. Essas eram paixões às quais se dedicou durante quase toda a vida em paralelo à carreira de funcionário público municipal.
"Desde que era menino eu lembro dele falando sobre cantoras como Dalva de Oliveira e Emilinha Borba", recorda o sobrinho Marcos Maccione, que morava com o tio. "Em casa, tem um acervo enorme de discos dele, que a gente ainda vai mexer".
Na última década, depois que deixou o serviço público, Romeu virou referência e passou a dar palestras sobre o assunto. Em novembro, participou como convidado do evento "Revisitando Frequências: A Era do Rádio", no Sesc Guarulhos.
Romeu Maccione Neto
Reprodução
Nascido e criado em bairros como Santana e Vila Maria, na Zona Norte da capital, teve carreira no serviço público e trabalhou por muitos anos no Mercadão Municipal de São Paulo, no Centro. Paralelamente, se envolveu com teatro amador e fez diversas peças como ator - da comédia ao drama. Também se apresentou muitas vezes para o público infantil em escolas da Região Metropolitana.
Nos últimos anos, mesmo aposentado dos palcos, não deixou de frequentar o teatro e também gostava muito de assistir shows com um grupo de amigos próximos.
"Apesar de reservado na vida pessoal, ele era bastante ativo e também vaidoso - até pintava a barba", contou o sobrinho Marcos.
Romeu Maccione Neto morreu no domingo (25) depois de ser arrastado por uma enxurrada na rua em que morava. Ele deixa a irmã e dois sobrinhos.
Arrastado por enxurrada
Moradores da Rua Piatá, na Vila Guilherme, gravaram o momento em que Romeu foi levado pela enxurrada. Uma vizinha filmou quando ele saía de casa para guardar o carro, que estava sendo levado pela água, mas caiu e acabou sendo levado. Ele foi encontrado a cerca de 100 metros do local da queda, preso embaixo de um veículo.
As câmeras de segurança da rua registraram dois homens tentando ajudar o aposentado. Um deles é o funcionário de um posto de gasolina da rua, que viu o homem sendo arrastado, e o outro um motociclista que estava no posto na hora (veja vídeo abaixo).
Homens resgatam idoso preso embaixo de carro durante enchente; vítima não resistiu
Eles conseguiram retirar Romeu de baixo do veículo, mas ele não resistiu. O homem chegou a ser atendido pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu no local. A ocorrência foi registrada como morte acidental.
A família informou que o velório será realizado no Cemitério do Horto Florestal.