Bebê de 9 meses é picada por escorpião em casa e mãe denuncia vizinhança por sujeira e mato alto: 'Quase vi minha filha morrer'
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Bebê de 9 meses é picada por escorpião e mãe denuncia mato alto em Penápolis
Uma bebê de nove meses foi picada por um escorpião e precisou ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Penápolis, no interior de São Paulo. A mãe, de 29 anos, denunciou o mato alto e a sujeira em terrenos abandonados ao redor da casa, o que pode favorecer a presença dos animais.
Ao g1, Jéssica Melges disse que estava na cozinha quando ouviu o choro da filha no quarto, no domingo (11). Na ocasião, a bebê teve sintomas como vômitos, vermelhidão no corpo e dificuldade para respirar.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Desesperada, sem saber a origem do problema de saúde, a mãe levou a bebê para o pronto-socorro, onde os médicos suspeitaram de alergia, fizeram aspiração e colocaram sonda nasal, segundo a mulher.
Ainda no hospital, horas depois, Jéssica foi avisada por um amigo que tinha encontrado o escorpião na casa dela. A mulher informou à equipe médica sobre o animal, e na sequência os profissionais iniciaram o protocolo com o soro antiescorpiônico.
Conforme Jéssica, a menina tomou seis ampolas do soro e ainda no domingo precisou ser encaminhada para a Santa Casa de Araçatuba (SP), onde foi internada na UTI. Depois de três dias, a bebê recebeu alta hospitalar na terça-feira (13).
Imediatamente, a mulher revelou que acionou a Vigilância Sanitária e Zoonoses para limpeza dos terrenos em torno da casa, para evitar novos acidentes. Os vizinhos, de acordo com ela, acumulam lixo, móveis abandonados e deixam o mato alto. Contudo, segundo Jéssica, os órgãos responsáveis não retornaram aos contatos e às solicitações.
“Quase vi minha filha morrer diante dos meus olhos. E sabe qual a pior parte? Eu já denunciei, já pedi ajuda. Fui na Vigilância Sanitária, falaram que viriam e até agora nada. Enquanto isso, minha filha continua vivendo o risco dentro da própria casa. Estou desesperada, não durmo, só quero proteger minha filha antes que outro acidente aconteça”, lamenta a mãe.
O g1 questionou a Prefeitura de Penápolis, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Escorpião encontrado na casa onde bebê de 9 meses foi picado em Penápolis (SP)
Jéssica Melges/Arquivo pessoal
Bebê de 9 meses foi picada por escorpião em Penápolis (SP)
Jéssica Melges/Arquivo pessoal
Mato alto no vizinho motivou denuncia de mulher em Penápolis (SP)
Jéssica Melges/Arquivo pessoal
🦂Onde se escondem?
O biólogo Alessandro Dias, especialista em animais peçonhentos, explica que os escorpiões procuram locais escuros e úmidos para se abrigar, como ralos, frestas, madeiras e tijolos empilhados.
O especialista alerta para algumas medidas que podem evitar a entrada dos escorpiões em imóveis. São elas:
Vedação dos ralos e frestas nas paredes e pisos;
Afastar camas e sofás da parede;
Evitar o acúmulo de entulhos e madeiras no quintal;
Manter a casa sempre limpa e organizada;
Utilizar lanternas UV à noite, que ajudam a detectar escorpiões.
Além disso, o biólogo orienta que não se deve utilizar inseticidas comuns para tentar eliminar os escorpiões.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM