Casal descobre gravidez no parto e recebe bebê surpresa no litoral de SP
04/02/2026
(Foto: Reprodução) Casal de Itanhaém é surpreendido com gravidez silenciosa
Uma gravidez silenciosa mudou os planos de um casal que estava com o casamento marcado em Itanhaém, no litoral de São Paulo. A dona de casa Stefany Lara Santos, de 23 anos, descobriu que seria mãe quando já estava com quase 37 semanas de gestação e em trabalho de parto.
"Não tive reação nenhuma, não consegui chorar. Eu só ficava, assim, impactada. Saiu de mim isso? Essa bebezinha, gente? Até agora estou sem acreditar que é minha", disse Stefany, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo. "Graças a Deus veio perfeita, com saúde", acrescentou ela.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Stefany e o noivo Jonathan Mota, de 41 anos, têm um relacionamento de três anos. No dia 5 de janeiro, a jovem sentiu fortes dores na barriga e procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
"A médica chamou e falou assim: 'Você está com uma carinha de quem está grávida, você já fez um teste?'. Eu falei: 'Não'. Ela falou assim: 'Então, esses pés inchados devem ser gravidez'. Falei: 'Não, eu estou menstruando, está vindo tudo normal", lembrou a dona de casa.
Gravidez silenciosa surpreende noivos em Itanhaém, SP
Arquivo Pessoal
De acordo com Stefany, a profissional realizou um exame de toque e constatou que ela estava em trabalho de parto. A jovem foi levada de ambulância para o Hospital Regional de Itanhaém, onde chegou com "cinco dedos de dilatação".
"Ela [médica] correu falando: 'Você vai ser papai, seu bebê nasce hoje' [...]. Quase que eu perguntei para ela: 'Tem desfibrilador na ambulância? Porque o pai está quase morrendo", brincou Jonathan.
Bebê surpresa
Por volta das 21h54 daquele mesmo dia, Rebeca nasceu de parto normal, com 47 centímetros e quase três quilos. Jonathan já tem duas filhas de 12 anos, mas a bebê é a primeira do casal.
Durante a gestação silenciosa, Stefany disse ter sentido apenas um sintoma: pés inchados. Ela chegou a procurar a UPA por esse motivo, mas foi liberada com diagnóstico de retenção de líquido.
Gravidez silenciosa surpreende noivos em Itanhaém, SP
Arquivo Pessoal e Carlos Abelha/TV Tribuna
Sem enxoval preparado, o casal contou com ajuda da família para organizar um mutirão. "A casa agora, como as irmãs mais velhas já estão grandes, já são pré-adolescentes, vai ter brinquedo para todo lado, boneca, choro, noites mal dormidas. Mas, acima de tudo, muito amor", destacou Jonathan.
Gravidez silenciosa
A gravidez silenciosa ou oculta acontece quando a mulher não percebe que está esperando um filho até os meses mais avançados ou apenas no momento do parto. Fisiologicamente, a gestação é normal, com o bebê crescendo dentro do útero.
O ginecologista e obstetra Bruno Zaher explicou que algumas circunstâncias podem mascarar os sinais da gravidez. "Uma mulher com o tecido adiposo um pouquinho mais concentrado ali na barriga, algum grau de obesidade, ela não percebe que a barriga está crescendo", disse.
O especialista acrescentou que algumas mulheres têm síndrome dos ovários policísticos, um distúrbio hormonal que pode deixar os ciclos menstruais irregulares. "Pode ter pequenos sangramentos gestacionais, e aí a gente não está falando mais de menstruação, mas que ela fala: 'Nossa, essa menstruação foi mais curta, tive uma borrinha só esse mês", afirmou Zaher.
Gravidez silenciosa surpreende noivos em Itanhaém, SP
Carlos Abelha/TV Tribuna
Embora rara, a gravidez silenciosa reforça a importância do acompanhamento médico regular e do uso de métodos contraceptivos eficazes.
"A mulher deve sempre, anualmente ou semestralmente, quando necessário, buscar atendimento médico para sua rotina", disse o médico. "Sempre procure um aconselhamento médico, seja para planejar engravidar ou não engravidar", finalizou.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos