Chuva forte provoca queda de árvores, destelhamento e falta de energia em cidades do oeste paulista
26/12/2025
(Foto: Reprodução) Estragos foram registrados devido as chuvas em Martinópolis nesta quinta-feira (25)
Defesa Civil/Divulgação
A forte chuva acompanhada de ventos intensos que atingiu cidades do oeste paulista na quinta-feira (25) causou diversos transtornos, como queda de árvores, destelhamento de imóveis e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Em Martinópolis (SP), o vendaval provocou danos em diferentes pontos do município.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com a Defesa Civil, houve destelhamento parcial de um imóvel no Jardim Alegrete, onde a água da chuva danificou móveis da residência.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Uma família, composta por dois adultos e três crianças, precisou deixar o local e foi considerada desalojada, sendo orientada a se abrigar na casa de parentes.
Ainda no município, equipes identificaram a queda parcial e total de, pelo menos, oito árvores, com galhos de grande porte atingindo vias públicas e a rede elétrica.
Em alguns bairros, como Centro, Parque das Grevilhas, Cohab João Cordeiro e Portal Doutor José, árvores caíram sobre ruas e avenidas, provocando interdições temporárias no trânsito.
No Jardim Alegrete, a queda de galhos sobre a rede elétrica deixou moradores sem energia. A concessionária responsável foi acionada, enquanto equipes da Prefeitura realizaram a limpeza das vias e a desobstrução de trechos interditados. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos.
Estragos foram registrados devido as chuvas em Martinópolis nesta quinta-feira (25)
Defesa Civil/Divulgação
Estragos em Adamantina
Já em Adamantina, a chuva forte também causou problemas no sistema elétrico. Segundo informações da concessionária de energia da cidade, Energisa, árvores caíram sobre a rede de energia, provocando a interrupção no fornecimento em alguns pontos da cidade.
Equipes técnicas foram acionadas e atuaram conforme os protocolos de segurança para restabelecer o serviço.
Os trabalhos foram concluídos ainda no início da noite, com a normalização do fornecimento de energia aos consumidores afetados.
Estragos foram registrados em Adamantina nesta quinta-feira (25)
Portal Siga Mais/Reprodução
Como proceder?
A Defesa Civil também alertou sobre às fortes chuvas, orientou sobre cuidados e como proceder no caso da tempestade, buscando abrigo imediato em locais seguros, longe de janelas, objetos metálicos, árvores e fiações elétricas.
Aparelhos eletrônicos devem ser desligados das tomadas, e áreas abertas devem ser evitadas. A Defesa Civil também alerta para que motoristas evitem circular ou estacionar próximos a postes, cabos e estruturas instáveis. para que a população evite áreas com árvores, fios caídos ou estruturas danificadas após temporais e acione os órgãos competentes em caso de risco.
Após o temporal, a recomendação é não circular por áreas alagadas ou com granizo acumulado, manter distância de árvores e fios caídos e só retornar a imóveis atingidos após verificar se a estrutura é segura.
Estragos foram registrados em Adamantina nesta quinta-feira (25)
Portal Siga Mais/Reprodução
Estragos foram registrados em Adamantina nesta quinta-feira (25)
Portal Siga Mais/Reprodução
Estragos foram registrados em Adamantina nesta quinta-feira (25)
Portal Siga Mais/Reprodução
Veja mais notícias no g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM