Conservatório de Tatuí abre inscrições para 2026 com mais de 60 cursos gratuitos
19/11/2025
(Foto: Reprodução) Conservatório de Tatuí abre inscrições para 2026 com mais de 60 cursos gratuitos
Divulgação
O Conservatório de Tatuí (SP) abriu as inscrições para os cursos profissionalizantes gratuitos do ano letivo de 2026. A instituição oferece mais de 60 formações nas áreas de música erudita, música popular, artes cênicas e educação musical.
Todas as opções são gratuitas e não têm taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade. Os interessados podem se inscrever até 30 de novembro no site da instituição.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Além dos cursos regulares, voltados à formação profissional de jovens, o Conservatório ampliou a oferta de cursos livres anuais e de especialização para 2026.
Processo seletivo
A seleção varia conforme o curso. Nos cursos livres e para iniciantes, as vagas são definidas por sorteio. Nas artes cênicas, formações como Artes Cênicas, Visualidades da Cena e Teatro Musical têm aula-entrevista presencial.
Para os cursos de música, candidatos com conhecimento prévio passam por avaliação presencial ou, no caso de moradores a mais de 200 quilômetros de Tatuí, por vídeo enviado na inscrição.
O Conservatório reserva metade das vagas para estudantes da rede pública e 5% para pessoas com deficiência.
Cursos livres anuais
Após preencher 95% das vagas neste ano, o Conservatório lançou sete novos cursos livres. Cinco são na área de música e dois de teatro. Entre as novidades estão Introdução à Leitura Musical, Banda de Sopros e Percussão, Introdução ao Canto Lírico, Conjunto de Cordas Dedilhadas e Prática Coletiva de Cordas Friccionadas. As formações têm duração de um ano e são voltadas a maiores de 18 anos.
Os cursos de instrumentos e canto terão encontros semanais, com até 160 minutos. As aulas serão presenciais no período noturno ou aos sábados. A Introdução à Leitura Musical será online. A seleção será por sorteio transmitido ao vivo no canal da instituição.
Teatro
Na área de artes cênicas, duas novas formações entram na grade: Iniciação Teatral para Adolescentes e Iniciação Teatral para Adultos. As aulas serão aos sábados, com duração de um ano.
Também há vagas para quatro cursos regulares. A Iniciação Teatral para Crianças atende estudantes de 8 a 10 anos, com turmas pela manhã, à tarde e aos sábados. A formação pode durar até três anos.
A habilitação Teatro para Adolescentes é dividida em dois grupos: Ateliê I, para jovens de 11 a 13 anos, e Ateliê II, para estudantes de 14 a 17 anos. Os encontros são duas vezes por semana e a formação pode chegar a sete anos.
O curso de Artes Cênicas, para maiores de 18 anos, oferece formação progressiva e inclui disciplinas como cenografia e iluminação. Tem duração de três anos e meio, com aulas diárias. Outra opção é o curso Visualidades da Cena, que tem quatro semestres e aborda figurino, cenografia, iluminação, história da encenação e visagismo.
Música erudita
O Conservatório oferece dezenas de cursos regulares para estudantes de 8 a 25 anos, com ou sem conhecimento musical. As habilitações incluem canto lírico e instrumentos como clarinete, flauta, harpa, piano, saxofone, trombone, viola, violino e violoncelo. A área também engloba instrumentos históricos da música antiga.
A unidade de São José do Rio Pardo mantém cursos como canto lírico, clarinete, percussão, violão e violino.
Música popular
Nos cursos de música popular, há vagas nos setores de MPB e jazz, choro e música raiz. As formações duram de cinco a nove anos e são voltadas aos estudantes de 8 a 25 anos. Todas as aulas são presenciais em Tatuí.
Educação musical
O curso de Formação em Educação Musical tem dois anos de duração e atende docentes da rede pública e musicistas interessados em musicalização infantil. É necessário ter ensino médio completo.
Outra opção é a Especialização em Musicografia Braile, voltada à educação musical inclusiva. O curso dura dois anos e exige ensino médio completo e conhecimento básico de teoria musical.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM