Elevador de mercado despenca e deixa quatro pessoas feridas em Sorocaba
09/01/2026
(Foto: Reprodução) Elevador de mercado despenca e deixa feridos em Sorocaba
O elevador de um mercado despencou e deixou quatro pessoas feridas na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em Sorocaba (SP), na manhã desta sexta-feira (9). Conforme apurado pela TV TEM, a queda foi de, pelo menos, seis metros e, segundo os bombeiros, todas tiveram fraturas.
Equipes de resgate com ambulâncias e o Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta de 9h30 para atender a ocorrência, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. O Helicóptero Águia da Polícia Militar também foi chamado para auxiliar no transporte das vítimas.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme apurado pela TV TEM, dois homens e duas mulheres ficaram feridos. Uma das vítimas foi levada até o Hospital Adib Jatene pelo helicóptero, que precisou pousar no campo de um clube que fica em frente ao mercado. As outras três pessoas foram encaminhadas para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).
Segundo a Polícia Militar, entre as vítimas estão dois funcionários do estabelecimento e um casal, que seria pai e mãe de outro funcionário que morreu recentemente. Eles teriam ido ao local para assinar documentos relacionados ao filho.
Ainda de acordo com a PM, o pai do funcionário, de 54 anos, é cadeirante e precisou ser socorrido pelo Helicóptero Águia da corporação.
Elevador de loja cai e deixa feridos em Sorocaba (SP)
Mariela Casavechia/TV TEM
O Oba Hortifruti informou que "está apurando internamente os fatos relacionados à situação ocorrida em uma das lojas de Sorocaba, na manhã desta sexta-feira, dia 9 de janeiro, com o apoio das equipes técnicas responsáveis. A empresa ressalta ainda que está prestando todo o suporte necessário aos envolvidos e a seus familiares, acompanhando de perto a situação e colaborando com as apurações conduzidas pelas autoridades competentes".
LEIA TAMBÉM:
Incêndio em apartamento mobiliza bombeiros e deixa seis feridos em Rio Preto
Morre funcionário que ficou ferido ao ser esmagado por elevador de transporte de carga em supermercado
Polícia investiga desaparecimento de mulher e quatro filhos no interior de SP
Homem fica ferido após saltar de local proibido no Camping Municipal de Timburi
A avenida precisou ser interditada nos dois sentidos e foi liberada por volta das 10h30. Um laudo pericial deve ser feito no local do acidente.
Os bombeiros informaram sobre o atendimento:
Uma das vítimas, do sexo feminino, sofreu fraturas graves nos membros inferiores e na região da bacia, sendo atendida pela equipe do Samu e encaminhada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba.
Outra vítima, do sexo masculino, apresentou fratura em um dos membros inferiores e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, também com encaminhamento ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba.
A terceira vítima, com fraturas graves nos membros inferiores, recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros, foi retirada do local e levada até a aeronave Águia, que contou com equipe aeromédica, sendo levada ao Hospital Adib.
A quarta vítima apresentava fraturas nos membros inferiores e permaneceu sob atendimento de uma equipe médica avançada do Samu.
Sinais de alerta
O especialista em segurança de elevadores, Leandro Rodrigues, destaca que os equipamentos costumam apresentar sinais de que precisam de manutenção.
"O elevador dá sinais de quando não está funcionando adequadamente. Então, quando ele fica com desníveis, o famoso degrau, quando chega no andar, quando ele não para no andar que deveria, passa daquele andar ou faz barulhos anormais durante a viagem, são sinais de que tem algo errado. Então já tem que acender o alerta, chamar a empresa de manutenção e, para que assim, certifique-se do que está acontecendo e regularize, para que acidentes não venham a ocorrer", explica.
Vítimas de acidente em elevador de mercado em Sorocaba permanecem internadas
Helicóptero Águia da Polícia Militar também auxiliou no transporte das vítimas que estavam no elevador em Sorocaba (SP)
Anselmo Bastos/Arquivo pessoal
Elevador de mercado caiu com clientes dentro em Sorocaba (SP)
Anselmo Bastos/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM