Ministério Público apura falta de água em Guararema
09/01/2026
(Foto: Reprodução) Moradores do Alto Tietê têm problemas com a falta de água
Reprodução/TV Diário
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um procedimento para apurar a falta de água em Guararema. Medida veio após promotoria receber relatos de falta de abastecimento em alguns bairros da cidade.
Chamado de notícia de fato, o procedimento solicitou informações à Prefeitura e à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) sobre os bairros que registraram falta de água e o prazo de normalização do abastecimento.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura, a administração pública vem acompanhando a situação e aciona a Justiça para que a Sabesp forneça água em todos os locais em que presta serviço (leia a nota completa abaixo).
Em nota, a Sabesp informou que não recebeu uma notificação oficial a instauração do inquérito até esta sexta-feira (9). Segundo a Companhia, uma vez que oficialmente notificada, ela prestará os esclarecimentos necessários (leia a nota oficial abaixo).
Segundo o MP, o prazo para envio dessas informações é de 48 horas.
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura informou que:
“A Prefeitura de Guararema vem acompanhando a situação e, durante os dias de maior necessidade, reforçou o atendimento nos bairros mais afetados com o envio de caminhões-pipa. Inclusive, a Prefeitura acionou a Justiça para que seja cumprida sentença de 2023 que obriga a Sabesp a fornecer água em todos os locais em que presta serviço na cidade, sob pena de multa”.
O que diz a Sabesp
"Até o momento, a Sabesp não recebeu notificação oficial sobre a instauração do inquérito. Assim que for oficialmente notificada, a companhia prestará os esclarecimentos necessários.
A Companhia esclarece que o abastecimento está normalizado no município de Guararema.
A Sabesp reforça que está adotando todas as medidas operacionais para atender às demandas da população, mantendo comunicação com as autoridades competentes e reforçando as orientações sobre o uso consciente da água."
Leia mais
Sistema Alto Tietê tem pior início de janeiro desde 2015
Alto Tietê tem 113 vagas de estágio e jovem aprendiz nesta sexta-feira; veja lista
Falta de água ainda é um problema para os moradores de Guararema
Veja tudo sobre o Alto Tietê