Mulher que morreu após nadar em piscina de academia era professora e fazia aulas de natação com o marido havia quase um ano
09/02/2026
(Foto: Reprodução) Polícia investiga morte de mulher após nadar em piscina de academia em SP
A jovem Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que morreu após nadar na piscina da academia C4 GYM, na Zona Leste de São Paulo, era professora em uma escola particular no bairro Cidade Líder e fazia aulas de natação no local com o marido, Vinicius de Oliveira, havia 11 meses.
Segundo a polícia, a principal suspeita é de que Juliana tenha morrido após ter se intoxicado por inalar uma mistura dos produtos químicos usados para a limpeza da piscina. Investigadores encontraram no local um balde com cerca de 20 litros dessa mistura. (veja mais abaixo sobre a investigação).
Em nota, a direção da Academia C4 GYM disse que lamenta profundamente o ocorrido em sua unidade e afirmou que prestou imediato atendimento a todos os envolvidos (leia nota na íntegra abaixo).
Parentes relataram à TV Globo que Juliana e Vinícius se casaram em dezembro de 2024, tinham acabado de comprar um apartamento e faziam planos para ter filhos. A família também contou que ela era apaixonada por ioga e fazia parte de uma comunidade espírita.
A professora Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, que morreu na Zona Leste de SP após usar piscina.
Reprodução/Redes Sociais
O caso ocorreu no sábado (7). Juliana e Vinícius estavam na aula, como de costume, quando notaram que a água da piscina apresentava odor e gosto anormais. Como se sentiram mal, eles comunicaram o professor responsável e todos os alunos se retiraram do local.
O casal, então, foi até o Hospital Santa Helena, em Santo André. O quadro de Juliana se agravou e evoluiu para uma parada cardíaca. Ela não resistiu e morreu. Já Vinícius precisou ser internado. Seu estado é grave.
Segundo a polícia, um adolescente de 14 anos também passou mal e até a noite deste domingo (8) seguia internado em estado grave. Outras duas pessoas também receberam atendimento médico e foram liberadas.
O velório de Juliana será nesta segunda-feira (9) às 8h no Velório Avelino, no Jardim Avelino, em São Paulo. O enterro está marcado para 14h no Cemitério Quarta Parada.
Polícia investiga morte de mulher após nadar em piscina de academia em São Paulo
Suspeita de intoxicação
Juliana e o marido Vinícius
Arquivo Pessoal
A academia C4 GYM não tinha alvará de funcionamento e foi interditada neste domingo (8) pela Vigilância Sanitária, informou a Polícia Civil. (veja mais abaixo).
A investigação aponta possível intoxicação por inalar produtos químicos que estavam na área da piscina. Contudo,também não descarta a possibilidade de que havia produto na água.
"No momento, temos uma vítima em óbito, o esposo dela em estado grave hospitalizado, um adolescente que está na UTI e duas vítimas que tiveram alta. Pelo apurado inicialmente pela perícia, houve uma reação quimica lá provavelmente com os produtos utilizados pela limpeza da piscina que intoxicou todo o ar e gerou envenenamento dessas pessoas", afirmou o delegado Alexandre Bento, do 42º DP, à TV Globo.
Juliana Faustino Bassetto, de 27 anos, morreu após nadar em piscina de academia
TV Globo/Arquivo Pessoal
"Estamos aguardando a liberação do espaço para saber que produtos foram utilizados para a gente conseguir entender como se deram a dinâmica dos fatos. Estamos tentando localizar os responsáveis, o professor que estava dando aula. Testemunhas disseram que quem fazia a mistura dos produtos era o manobrista", ressaltou o delegado.
Ainda conforme o delegado, os responsáveis pelo estabelecimento fecharam o local após o acidente e não informaram a polícia.
Produtos de limpeza foram encontrados na área da piscina
TV Globo
"Soubemos só quando houve a morte da Juliana. Queremos entender, já que a academia fica em frente a uma delegacia. Tanto que para entrarmos e fazer a perícia tivemos que arrombar o local", disse o delegado.
O que diz a academia
"A direção da Academia C4 GYM lamenta profundamente o ocorrido em sua unidade no último sábado (07/02), informa que prestou imediato atendimento a todos os envolvidos e que tem mantido contato direto com as pessoas envolvidas a fim de oferecer todo o suporte.
Reforça, ainda, que está colaborando integralmente com as autoridades competentes, contribuindo com tudo aquilo que for necessário".
O que diz a Secretaria da Segurança Pública
"O caso é investigado pelo 42° Distrito Policial (Parque São Lucas) que foi notificado, até o momento, de cinco vítimas - sendo uma fatal.
Após o trabalho da perícia e da Vigilância Sanitária, agentes da unidade policial realizaram diligências no local e apreenderam objetos para a apuração. As investigações prosseguem para o total esclarecimento dos fatos".
Bombeiros durante perícia na academia na Zona Leste de São Paulo
TV Globo
Academia da Zona Leste de SP onde mulher morreu após nadar em piscina não tinha alvará e foi interditada neste domingo (8)
TV Globo
Veja os vídeos que estão em alta no g1