No 3° dia sem luz, famílias com doentes acamados lamentam falta de energia em SP: 'fomos abandonados pela Enel'

  • 12/12/2025
(Foto: Reprodução)
Morador do Jardim Bonfiglioli narra drama de cuidar de dois pais acamados sem energia A falta de energia na Grande São Paulo chegou ao terceiro dia nesta sexta-feira (12) e afeta, especialmente, as famílias que têm pessoas doentes e acamadas em casa. São mais de 700 mil imóveis ainda às escuras. No pico, na quarta (10), o apagão atingiu 2,2 milhões de imóveis. O produtor de eventos Luiz Felipe Lima é o principal cuidador dos pais idosos e tem enfrentado com desespero os dias sem energia elétrica na Rua João Gomes Junior, no Jardim Bonfiglioli, perto do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista. A mãe de Felipe tem 85 anos e foi vítima de dois acidentes vascular cerebral (AVC). Ela está acamada há dois anos e recebe cuidados do filho em casa e, nos últimos dias, no escuro. A cama elétrica dela travou em uma posição em que dificulta a alimentação, e o esforço para os cuidados dobrou nos últimos dias, segundo contou o filho. "São três dias sem energia e a gente liga para a Enel e só consegue conversar com um robô maldito, que sequer no encaminha para um atendente. Na rua, sempre acontece esses problemas e a resolução é relativamente simples. Porque eles vão lá e ligam o transformador. Não caiu nenhuma árvore na região. Mas no meio desse caos, estamos esquecidos e abandonados pela Enel", disse o produtor. O produtor Luiz Felipe mostra a casa completamente às escuras, tendo que cuidar da mãe acamada. Montagem/g1/Reprodução/Acervo Pessoal O pai de Luiz Felipe também é idoso e tem 80 anos. Ele precisa diariamente tomar ferro e insulina, mas a medicação precisa estar na geladeira e, segundo o rapaz, está estragando sem energia. “Eu tenho ido no posto aqui perto comprar gelo pra conservar, mas nem isso a gente está conseguindo. Ontem, o posto vendeu mais de 100 sacos de gelo e a reposição está demorando. As compras do mês todo estragaram, mas você acha que a Enel vai recompensar nosso prejuízo com comida e remédio? Claro que não. Mas eu vou procurar meus direitos e processar a empresa com toda certeza”, comentou Luiz Felipe. O produtor narra que na rua onde ele mora, ainda há um asilo com cerca de cem idosos, que também enfrenta o mesmo problema da falta de energia. “É um descaso a não priorização dos casos urgentes por falta de planejamento da empresa. Uma hora dizem que vai chegar às 6 horas, outra hora às 10. Todo mundo entra em um buraco sem fundo de reclamações na Central da empresa, onde não se separa o grave do urgente e os doentes são os mais prejudicados”, lamentou o rapaz. Jardim Elisa Maria Sem luz, idosa de 90 anos tem queda na Rua Steve Biko, após 3° dia sem luz em SP A analista Camila Guimarães, moradora da Rua Steve Biko, no Jardim Elisa Maria, na Zona Norte, enviou ao g1 um mostrando a rua dela sem energia pelo 3° dia seguido. No vídeo, ela mostra os alimentos na geladeira estragando e a rua toda às escuras, mesmo sem nenhum dano aparente na rede da via. Os pais dela cuidam da avó idosa, de 90 anos, que teve uma queda por conta da falta de energia na casa nesse terceiro dia sem energia elétrica. “Minha avó idosa caiu no escuro e machucou toda a mão. Ela ainda está se recuperando de um ACV e têm sido dias muito difíceis em energia. A gente está há 3 dias sem luz, liga para a Enel e eles nem transferem para um atendente porque dizem já termos protocolo. As contas estão todas em dia, não devemos nada pra Enel. Mas o descaso é sem tamanho”, disse a jovem. Camila conta que voltaria de férias para o trabalho nesta sexta (12), mas teve que ser dispensada pelo chefe por conta da situação em casa com a falta de luz. “É revoltante o que nós estamos vivendo. A empresa simplesmente não atende o telefone, não dá uma previsão. Na nossa rua tem muitas famílias com gente acabada que está nessa mesma situação”, disse. Idosa de 90 anos cai em casa sem luz pelo 3° dia na Rua Steve Biko, na Zona Norte de São Paulo. Reprodução O que diz a Enel Por meio de nota, a Enel disse que "suas equipes seguem comprometidas com a operação de atendimento a emergências". "Em algumas localidades, o restabelecimento é mais complexo, porque envolve a reconstrução da rede, com substituição de postes, transformadores e, por vezes, recondução de quilômetros de cabos", disse (veja mais abaixo). A empresa, entretanto, não deu perspectiva para a resolução dos problemas nos endereços narrados nesta reportagem. "A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 1,8 milhão de clientes, dos 2,2 milhões afetados por um ciclone extratropical que atingiu a área de concessão na quarta-feira (10.12). No momento, a companhia trabalha para restabelecer o serviço para cerca de 726 mil clientes (9,8% da base da distribuidora). São Paulo e a Região Metropolitana foram atingidas por um vendaval considerado histórico pelo Inmet, que perdurou por cerca de 12 horas ontem", afirma a empresa. "As rajadas alcançaram 98 km/h, provocaram a queda de árvores e lançaram galhos e outros objetos sobre a rede elétrica. O Corpo de Bombeiros registrou mais de 1.300 chamados relacionados a quedas de árvores. O evento climático causou danos severos à infraestrutura elétrica, afetando o fornecimento em diversas regiões. Para acelerar a recomposição do sistema, a distribuidora tem mobilizando cerca de 1.600 equipes em campo ao longo do dia", declarou. E completou: "A Enel reforça que suas equipes seguem comprometidas com a operação de atendimento a emergências. Em algumas localidades, o restabelecimento é mais complexo, porque envolve a reconstrução da rede, com substituição de postes, transformadores e, por vezes, recondução de quilômetros de cabos. Para atender situações prioritárias, a companhia conta com 700 geradores". LEIA MAIS: 50 horas sem luz: moradores com parentes doentes e idosos em casa narram o drama da falta de energia em SP: 'só temos uns aos outros para contar' Após caos e passageiros dormindo no saguão, situação em Guarulhos e Congonhas normaliza; há 3 voos cancelados Vendaval histórico atinge SP sem chuva; rajada chega a 98,1 km/h Rua na região do Sacomã, na Zona Sul de São Paulo, sem energia no dia 12 de dezembro de 2025 Caio Portari/TV Globo Prazo no app Clientes da Enel que usaram o aplicativo da empresa pelo celular informaram na quinta que receberam previsões variáveis sobre o tempo que levará para restabelecer a energia elétrica em seus imóveis. Uma mulher contou que inicialmente a previsão era às 12h. Minutos depois foi informada pela Enel que seria às 13h. Ela mora num condomínio em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, e printou a previsão em seu telefone. Também há relatos de moradores da capital que conseguiram acessar o prazo dado pela Enel no aplicativo, mas, quando tentaram printar a tela, o sistema não permitiu. Outros clientes sequer conseguiram acesso ao aplicativo da empresa pelo celular. Enel deu inicialmente prazo até 12h desta quinta para restabelecer energia em condomínio de cliente da Zona Sul de São Paulo. Depois mudou tempo para 13h Reprodução/Arquivo pessoal

FONTE: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2025/12/12/3-dia-sem-luz-familias-com-doentes-acamados-lamentam-falta-de-energia-em-sp-fomos-abandonados-pela-enel.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Fale diretamente conosco clicando no icone do whatsapp logo abaixo no site

Top 5

top1
1. Morena

Luan Santana

top2
2. MEU PEDAÇO DE PECADO

João Gomes

top3
3. Vida Louca

MC Poze do Rodo

top4
4. Baby Me Atende

Matheus Fernandes e Dilsinho

top5
5. Liberdade Quando o Grave Bate Forte

Alok, MC Don Juan e DJ GBR

Anunciantes