Nove meses após inauguração, estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, passa a funcionar em horário integral
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Nove meses após inauguração, estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, passa a funcionar em horário integral
Nove meses depois de inaugurada pelo governo de São Paulo, a estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, começou a funcionar nesta segunda-feira (27) em período integral.
A estação está localizada próxima à Avenida Paulo Guilguer Reimberg, na Zona Sul de São Paulo.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Segundo a concessionária, a estação passa a operar das 4h à meia-noite, todos os dias da semana, com viagens diretas entre Osasco e Varginha e cobrança de tarifa. Até então, ela estava funcionando das 10h até as 14h.
“A ampliação do horário de funcionamento marca o início da operação regular da estação, beneficiando os moradores da Zona Sul de São Paulo. Desde a inauguração, em 27 de janeiro deste ano, a estação registrou aproximadamente 37 mil embarques nessa fase inicial”, disse a empresa.
A ViaMobilidade afirma, ainda, que o início da operação plena representa mais uma etapa da expansão da Linha 9-Esmeralda até o extremo sul de São Paulo.
Atraso de dez anos
Após 10 anos de atraso, estação de trem Varginha, da Linha-9 Esmeralda, é inaugurada em SP
A inauguração foi inaugurada depois de dez anos de atraso. Na ocasião, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a estação funcionaria em operação assistida por, no máximo, 90 dias.
Desde então, porém, ela funcionou apenas em operação assistida: por causa de uma falha no projeto e na instalação do sistema de energia, os trens não conseguiam chegar até varginha em todos os horários.
Foi preciso fazer uma série de ajustes técnicos para garantir a segurança e a estabilidade da rede.
Governador Tarcísio de Freitas inaugura estação Varginha ao lado do prefeito Ricardo Nunes
Reprodução/TV Globo
Além disso, um furto de cabos e equipamentos do sistema de sinalização atrasou o projeto, segundo a Viamobilidade.
Desde o início dos testes até agora, se passaram 270 dias. Ou seja, nove meses, até que finalmente a estação fosse liberada para funcionar o dia todo.
Já o terminal de ônibus tem previsão de entrar em operação só no ano que vem.
Na cerimônia de inauguração, o governador de São Paulo havia afirmado que pediu estudos da extensão da linha até Parelheiros. Só essa fase de estudos iria levar cerca de um ano, segundo ele.
"Temos a obrigação de pensar nos próximos passos e é por isso que na sexta-feira nós pedimos que fosse feito o estudo da extensão da linha até Parelheiros. Vamos atender mais gente na Zona Sul, vamos botar mais gente na linha", declarou na época.
Governador de SP, Tarcísio de Freitas (republicanos) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) participam de inauguração da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, em 27 de janeiro de 2025.
Marcelo S. Camargo/GESP
Obras atrasadas
As obras da CPTM começaram antes da concessão da linha à ViaMobilidade.
A demora ocorreu porque, no trecho entre as estações Bruno Covas/Mendes–Vila Natal e Varginha, os equipamentos elétricos não aguentavam a passagem dos trens.
Estação Varginha na data de inauguração
Reprodução/TV Globo
Foram feitos, então, ajustes e testes para os trens poderem passar sem desarmar o sistema de energia.
Em maio de 2019, o governo de São Paulo anunciou a retomada das obras e disse que a entrega seria feita até 2021, o que não ocorreu.
Estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade, começou a funcionar nesta segunda-feira (25) em período integral de circulação de trens.
Reprodução/TV Globo