Operação contra acesso ilegal a dados de ministros do STF cumpre mandados em condomínio de luxo em Rio Preto
17/02/2026
(Foto: Reprodução) Operação contra acesso ilegal a dados de ministros do STF cumpre mandados em Rio Preto
A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um auditor fiscal da Receita Federal em um condomínio de luxo em São José do Rio Preto (SP), na manhã desta terça-feira (17). A ação investiga possíveis vazamentos de dados da Receita Federal envolvendo autoridades.
Há ainda o cumprimento de três mandados de busca no Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Guarujá (SP). Os celulares dos servidores foram apreendidos e eles já prestaram depoimento à PF. Prédios da Receita não foram alvo da ação dos policiais. Também não foram cumpridos mandados de prisão nesta terça.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Os mandados foram cumpridos a partir do pedido da Procuradora-Geral da República (PGR) e autorização do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os alvos são:
Luiz Antônio Martins Nunes - Serpro
Luciano Pery Santos Nascimento - Técnico do Seguro Social cedido para Receita em Salvador
Ruth Machado dos Santos - Técnica do Seguro Social cedida para Receita em Santos
Ricardo Mansano de Moraes - Auditor da Receita
O g1 tenta a defesa dos servidores.
Escultura 'A Justiça', localizada em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília
STF/Divulgação
Além das buscas, foram determinadas medidas cautelares contra os servidores, entre elas estão:
Monitoramento por tornozeleira eletrônica;
Afastamento do exercício de função pública;
Cancelamento de passaportes e
Proibição de saída do país.
Investigação
PF faz buscas para apurar vazamento de dados da Receita de ministros do STF e parentes
Segundo a polícia, no dia 12 de janeiro deste ano, o STF solicitou à Receita Federal auditoria dos sistemas para identificar desvios no acesso a dados de ministros da Corte. Ainda não há detalhes sobre os dados vazados e nome das pessoas envolvidas.
Os investigadores buscam saber, por exemplo, se funcionários da Receita quebraram ilegalmente sigilo de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de familiares deles sem autorização nos últimos três anos.
Initial plugin text
A auditoria da Receita, que envolve dezenas de sistemas e contribuintes, está em andamento, sendo que desvios já detectados foram preliminarmente informados ao relator no STF.
Na tarde desta terça-feira, o STF divulgou uma nota sobre o operação. No comunicado, a Corte afirmou que a investigação da PGR aponta "múltiplos acessos ilegais" a dados de ministros e parentes.
Conforme a Receita Federal, desde 2023, foram ampliados os controles de acessos a dados, com forte restrição aos perfis de acesso e ampliação de alertas. Foram concluídos sete processos disciplinares no período, com três demissões e sanções nos demais.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM