Prazo para pagamento do IPTU 2026 em Bragança Paulista é prorrogado
17/01/2026
(Foto: Reprodução) A Prefeitura de Bragança Paulista prorrogou o prazo para pagamento do IPTU 2026. Os contribuintes agora têm até 30 de janeiro para quitar a cota única, com 5% de desconto, ou efetuar o pagamento da primeira parcela do imposto.
O IPTU pode ser parcelado em até 12 vezes. A primeira parcela também teve o vencimento prorrogado para 30 de janeiro, enquanto as demais seguem com vencimento sempre no dia 10 de cada mês.
A prorrogação foi definida em razão da instabilidade no sinal de internet provocada pelo alto volume de chuvas, aliada ao grande número de acessos ao sistema digital, o que dificultou a emissão das guias por parte de muitos contribuintes. A medida atende a solicitações da população e busca garantir que ninguém seja prejudicado.
A campanha do IPTU Digital foi considerada positiva, ampliando o acesso ao serviço e atingindo as metas estabelecidas pela Administração Municipal. A consulta e a emissão das guias podem ser feitas de forma rápida pelo site www.braganca.sp.gov.br, no botão “IPTU 2026”.
O sistema para emissão das guias estará disponível a partir de segunda-feira, 19 de janeiro.
Atendimento presencial
Para quem preferir atendimento presencial, também a partir do dia 19, estarão disponíveis os seguintes pontos de apoio:
Agiliza Paço Municipal
Atendimento das 8h30 às 17h
Avenida Antonio Pires Pimentel, 2015 – Centro
Mercado Municipal
Atendimento das 9h às 16h
Rua Coronel Teófilo Leme, 1240 – Centro
Descontos e critérios do IPTU 2026
O IPTU 2026 mantém os mesmos critérios e descontos aplicados em 2025. Os valores do metro quadrado de construção e de terreno permanecem inalterados, conforme a Planta Genérica de Valores aprovada em 2024, que corrigiu distorções acumuladas ao longo de mais de 20 anos.
Com essa atualização, 59% dos contribuintes tiveram redução no valor do imposto, e cerca de 74% dos imóveis edificados registraram redução ou apenas correção inflacionária.
Também seguem mantidos os descontos sobre o valor venal: 45% para imóveis edificados e 25% para terrenos. A única atualização aplicada ao IPTU 2026 é a correção inflacionária de 5,17%, baseada no IPCA, conforme determina a legislação federal.
Com uma base de cálculo mais equilibrada, o IPTU 2026 inicia um período de maior estabilidade e previsibilidade para os contribuintes.
O decreto que oficializa a prorrogação do prazo para pagamento da cota única e da primeira parcela até 30 de janeiro está publicado na Imprensa Oficial do Município, edição nº 2.190.