Projeto que fez escola de SP se tornar a 'melhor do mundo' será implantado em 100 unidades
10/01/2026
(Foto: Reprodução) Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP), vence prêmio de melhor do mundo
Divulgação/Seduc-SP
Um projeto de convivência fez a Escola Estadual (EE) Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão (SP), deixar de ser conhecida como 'Parque dos Pesadelos' e vencer o prêmio World’s Best School (Melhor Escola do Mundo, em tradução livre), da organização global T4 Education. As ações que transformaram a unidade de ensino serão replicadas em 100 instituições no próximo ano letivo.
Em setembro de 2025, a escola recebeu o prêmio que reconhece iniciativas inovadoras que transformam a aprendizagem e geram impacto real nas comunidades. A instituição venceu na categoria 'Superando a Adversidade', graças à sua metodologia humanista e de não violência.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A conquista inspirou a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) a implantar a Rede Escola dos Sonhos. Entenda a iniciativa a partir dos seguintes pontos:
O que é a Rede Escola dos Sonhos?
Quais ações transformaram a EE Parque dos Sonhos?
Como o projeto será replicado?
Quais serão as unidades de ensino beneficiadas?
1. O que é a Rede Escola dos Sonhos?
Escola estadual em Cubatão vence prêmio de melhor do mundo; entenda
A iniciativa consiste em implantar o projeto de convivência em 100 escolas localizadas em regiões com alto índice de vulnerabilidade, assim como a unidade de Cubatão.
Régis Marques é o diretor da EE Parque dos Sonhos e está à frente da transformação da escola desde 2016. Além do prêmio, o profissional destacou que não registra um boletim de ocorrência (BO) por invasão e vandalismo desde 2021.
Volte ao início.
2. Quais ações transformaram a EE Parque dos Sonhos?
Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP), vence prêmio de melhor do mundo
Divulgação/Governo de SP
A mudança aconteceu a partir de um projeto de acolhimento, conexão, cultura da paz e superação de episódios de violência, com foco no aprendizado e na implantação de mais de 20 atividades complementares de cultura e esporte.
De acordo com Régis, todos os estudantes são conhecidos por seus nomes e os funcionários são motivados a criar projetos nos quais se identificam. Entre os destaques, está 'A Escola Vai à Sua Casa', em que os professores visitam as residências dos alunos para se aproximarem das famílias.
O diretor contou que as atividades extracurriculares fizeram alunos serem reconhecidos regionalmente e internacionalmente em diferentes esportes. Veja abaixo a lista completa de ações implantadas na EE Parque dos Sonhos ao longo dos anos:
Patinação artística iniciante e avançada
Ginástica Acrobática
Capoeira
Karatê
Atletismo
Voleibol
Handebol
Badmínton
Tênis de Mesa
Cornhole (jogo de pontaria)
Damas
Xadrez
RPG (Role-Playing Game)
Teatro
Jornal 'Notícias do Parque'
Podcast 'Fortalecendo Culturas' em parceria com a Autoridade Portuária de Santos (APS)
Fotografia
Banda Marcial
Tutoria
Robótica
Semanas Temáticas (Semana da Mulher, do Meio Ambiente e Povos Originários, do Trabalhador, da Diversidade, da Literatura, da Não Violência, da Consciência Negra e Esportiva)
Autocuidado em parceria com o Projeto Bem Me Quero
Curso de Produção Audiovisual em parceria com Conexão Audiovisual
Proerd em parceria com a Polícia Militar (PM)
Escola Azul - Cultura Oceânica, que consiste em bolsas de iniciação científica em parceria com a Maré de Ciência
Autoconhecimento e Superação da Violência
Acampadentro
Escola Vai à Sua Casa
A Seduc-SP destacou que a Rede Escola dos Sonhos não replicará todas as atividades nas 100 unidades de ensino. As ações serão implantadas conforme a realidade de cada instituição.
Volte ao início.
3. Como o projeto será replicado?
Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP), vence prêmio de melhor do mundo
Divulgação/Governo de SP
Conforme divulgado pela secretaria, a metodologia de implantação será acompanhada pelo Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) e norteada a partir de três pilares, sendo eles:
➡️Formação continuada;
➡️Acompanhamento territorial;
➡️Implementação de práticas pedagógicas e de convivência.
O secretário estadual de Educação, Renato Feder, afirmou que a iniciativa fortalecerá uma cultura de convivência pautada no cuidado, na corresponsabilidade e na transformação das relações escolares.
"Terá como base a sistematização e a replicação das práticas exitosas da EE Parque dos Sonhos, que se tornou referência estadual na promoção de clima escolar positivo, mediação de conflitos e participação estudantil", afirmou o secretário, por meio de nota enviada ao g1.
Volte ao início.
4. Quais serão as unidades de ensino beneficiadas?
Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP), vence prêmio de melhor do mundo
g1 Santos
As 100 escolas contempladas serão indicadas por mais de 20 Unidades Regionais de Ensino (UREs). A única exigência é de que as instituições estejam em locais com maior índice de vulnerabilidade. Veja quais são as UREs:
Caieiras
Campinas Oeste
Carapicuíba
Centro
Centro Oeste
Centro Sul
Diadema
Guarulhos Norte
Guarulhos Sul
Itapevi
Itaquaquecetuba
Jundiaí
Leste 1, 2, 3, 4 e 5
Limeira
Mogi das Cruzes
Norte 1 e 2
Osasco
Santo André
São Bernardo do Campo
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Vicente
Sul 1, 2 e 3
Suzano
Taboão da Serra.
A diretora do Conviva, Daniele Quirino, acrescentou que a iniciativa deve se consolidar como um modelo de política pública. "Reconhece o protagonismo das escolas, promove inovação nas práticas de convivência e ampliará o alcance dessa experiência bem-sucedida para toda a rede estadual", disse.
Volte ao início.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos