Temporal atinge Franca, SP, e causa morte após telhado de antiga fábrica desabar
29/12/2025
(Foto: Reprodução) Temporal atinge Franca, SP, e causa desabamento do telhado de fábrica
A chuva forte que atingiu Franca (SP) na tarde desta segunda-feira (29) causou a morte de um homem e deixou dois feridos durante o desabamento do telhado do galpão de uma loja de ferramentas. O estabelecimento funciona dentro do complexo industrial do grupo Amazonas, na Avenida Rio Branco, Vila Santos Dumont.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocadas por volta das 15h. Segundo a capitão Sandra Elaine Bueno de Camargo, a queda de um muro levou ao desabamento do telhado durante o temporal.
A princípio, havia a suspeita de que uma quarta vítima estivesse desaparecida, mas a hipótese foi descartada.
"No local, tivemos três pessoas que estariam nas proximidades por isso foram atingidas. Fizemos o levantamento, eles [empresa] fizeram a contabilização para que tivessem certeza de que não havia outras pessoas nas proximidades", afirma Sandra.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Destruição na antiga fábrica Amazonas após temporal em Franca, SP
Igor do Vale/g1
Destruição
Imagens aéreas feitas com apoio de um drone registraram a destruição no imóvel (assista ao vídeo acima).
A dona de casa Maglene Aparecida Melo Garcia, que mora a dois quilômetros do local, contou que chegou a sentir o prédio dela tremer no momento do desabamento.
“Eu assustei muito porque foi uma explosão muito forte no meu prédio, que fica a uns dois quilômetros daqui. Tremeu meu prédio. O barulho foi muito forte, uma coisa desesperadora, principalmente porque eu estava sozinha. Logo eu vi no Instagram e fiquei muito triste com o acontecimento.”
Telhado da antiga fábrica Amazonas desaba e causa morte de trabalhador de empresa de ferramentas em Franca, SP
Igor do Vale/g1
As três vítimas são funcionárias da empresa e não tiveram as identidades divulgadas. Uma delas foi socorrida pelos colegas e a segunda foi resgatada pelos bombeiros. A terceira vítima que faleceu acabou soterrada e os escombros dificultaram o acesso a ela, de acordo com a capitão.
Um engenheiro da Prefeitura de Franca esteve no local e interditou a área para os trabalhos da perícia e da empresa.
Ventania
Segundo a Defesa Civil, foram cerca de 15 milímetros de chuva por volta das 15h e os ventos chegaram a 30 km/h.
Telhado da antiga fábrica Amazonas desabou em Franca, SP, com forte chuva
Igor do Vale/g1
Um motociclista que passava pela Avenida Rio Branco no momento da chuva filmou a forte rajada de vento. Ele precisou parar o veículo para não ser arrastado (assista ao vídeo no início da reportagem).
Em nota, a empresa Palácio das Ferramentas informou que adotou todas as medidas necessárias em atenção aos colaboradores e em respeito aos familiares. A rede disse que colabora integralmente com o Corpo de Bombeiros e demais autoridades e que prestará novas informações conforme houver confirmações oficiais.
A Amazonas também emitiu um comunicado confirmando que a queda ocorreu em um galpão alugado e que nenhum colaborador do grupo se feriu.
"A Amazonas acompanha a situação com atenção, mantendo como prioridade a segurança das pessoas e atuando de forma colaborativa nos encaminhamentos necessários."
Mais estragos
A fachada e o muro da antiga fábrica da MSM, no bairro Estação, também caíram durante o temporal da tarde desta segunda-feira. O imóvel que fica entre as avenidas Rio Branco e Santos Dumont é tombado desde maio deste ano.
A fachada e o muro da antiga fábrica da MSM, no bairro Estação, caíram em Franca, SP
Redes sociais
Em nota, a Defesa Civil informou que foram registradas quedas de árvores na Rua Aureliano Gomes, no Jardim Roselândia, na Avenida Rio Branco, no bairro Estação, e na Avenida Chico Júlio.
Equipes da Secretaria de Meio Ambiente foram encaminhadas para o recolhimento de galhos.
Na zona rural de Franca com Ibiraci (MG), o vento forte causou prejuízos. Casas foram destelhadas e árvores e até postes caíram com a força da ventania. Segundo moradores, o fornecimento de luz foi interrompido.
Em nota, a CPFL Paulista disse que as fortes chuvas provocaram a queda de árvores sobre a rede elétrica e equipes estão em atendimento. Segundo a concessionária, o fornecimento de energia será normalizado o mais breve possível.
Veja estragos na zona rural entre Franca e Ibiraci:
Chuva causa estragos entre Franca (SP) e Ibiraci (MG)
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região