VÍDEO: bateria da UFSCar perde instrumentos em alagamento e integrantes buscam ajuda
11/02/2026
(Foto: Reprodução) Bateria da UFSCar perde instrumentos em alagamento e busca ajuda em São Carlos
A chuva que atingiu São Carlos (SP) na madrugada do dia 8 de fevereiro alagou a sala da bateria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e danificou os instrumentos musicais. O local também ficou tomado pela sujeira com a enxurrada vinda do transbordamento do lago da universidade.
Uma campanha busca ajuda para a compra de novos instrumentos e aparelhagem de som do grupo que mantém tradição há 25 anos na universidade.
📱 Siga o g1 São Carlos e Araraquara no Instagram
Em nota, a reitoria da UFSCar disse que está acompanhando o caso e que a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, a ProACE, vai marcar uma reunião com os integrantes para buscar formas de apoiar a bateria e continuar com as atividades.
'Desesperador'
Instrumentos da bateria da UFSCar são perdidos em alagamento em São Carlos
Reprodução
“Quando a gente chegou aqui, não conseguia nem entrar. Todos os instrumentos boiaram e depois caíram e a gente não conseguia entrar. Foi desesperador, todo mundo segurando o choro. Abrimos todos para tentar secar, tinham vários que tinha mais de um litro de água dentro”, contou Maria Luiza Leiva Zoppi, integrante da bateria.
Depois do temporal do último sábado, os integrantes da bateria tiveram que trazer boa parte dos instrumentos para outra sala, mas o espaço também é improvisado. Eles dizem que há goteiras e as janelas não fecham completamente.
Mais notícias da região:
CRIME: Calouras da Unesp denunciam assédio sexual de perfil fake em rede social
ASSALTO: Homem é baleado por criminosos após ser rendido com a esposa em assalto
ASSASSINATO: Adolescente que matou homem a facadas após desistir de relação sexual é apreendido pela polícia
No domingo, logo depois de tudo que aconteceu, eles tinham uma apresentação para fazer e só conseguiram por causa de um gesto de solidariedade que deixou a rivalidade de lado.
A bateria da Escola Politécnica da USP emprestou instrumentos para que o grupo pudesse se apresentar em um bloco de Carnaval em São Paulo.
Bateria da UFSCar perde equipamentos em alagamento em São Carlos
Fábio de Souza/EPTV
“Dá uma alegria no coração saber que a gente não tá sozinho. Eles sabem como é caro fazer manutenção de instrumentos, então está todo mundo se solidarizando com a gente”, disse a integrante Ana Beatriz Minatel Silva.
Agora eles buscam um novo local adequado para manter a estrutura. “Tudo que fazemos é sem retorno financeiro. O retorno que entra é para manter os instrumentos. A gente gosta de samba, da companhia um do outro e desse ambiente que criamos”, disse Gabriela Primo.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara