Votuporanga se prepara para retorno do Oba Festival após pandemia e projeta movimentação econômica de R$ 70 milhões
12/02/2026
(Foto: Reprodução) De volta a Votuporanga, Oba Festival aquece a economia
Votuporanga (SP) já entrou no clima da folia com a volta do Oba Festival. Após deixar de ser realizado na cidade desde a pandemia, o evento retorna neste ano e já movimenta o comércio e diversos setores da economia local.
Com mais de 20 anos de tradição, o Oba Festival começa neste sábado (14) e vai até terça-feira (17). De acordo com a organização, a expectativa é de que o evento movimente cerca de R$ 70 milhões na economia do município durante os três dias.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Pelas ruas da cidade, lojas estão enfeitadas e com estoques reforçados para atender à demanda de foliões. Fantasias, máscaras e adereços já dominam as vitrines.
Segundo comerciantes, a expectativa é de alta nas vendas, impulsionadas tanto pelos moradores quanto pelos turistas que devem visitar a cidade.
🥣 Hotelaria e alimentação
Oba Festival em Votuporanga (SP)
Oba Festival/Divulgação
A rede hoteleira já registra alta ocupação. Segundo representantes do setor, cerca de 90% das hospedagens estão preenchidas, e a expectativa é atingir 100% até o início do festival.
O impacto também se estende a cidades vizinhas, como Valentim Gentil (SP), Fernandópolis (SP) e Cosmorama (SP), que devem receber parte dos visitantes.
No setor de alimentação, bares e restaurantes também se preparam para o aumento do movimento. A estimativa é de crescimento de até 70% na demanda. Alguns estabelecimentos devem ampliar o horário de funcionamento e oferecer cardápios diferenciados durante o período.
Um restaurante da cidade, por exemplo, projeta aumento de 25% a 30% no faturamento durante o carnaval. A representante da Associação Comercial de Votuporanga, Natália De Haro, afirma que a procura já começou a crescer e que a expectativa é de forte movimentação.
"Estamos aí com uma expectativa de grande demanda de consumo, tanto dos foliões aqui da cidade, quanto dos turistas que virão prestigiar o evento. E a expectativa de capacidade máxima na rede hoteleira, nos imóveis de aluguéis temporários, salões de beleza, bares e restaurantes. Então, vai movimentar vários setores aqui da economia da cidade. Com certeza para o comércio vai ser muito positivo", comenta Natália.
Initial plugin text
🎉 Novo formato
Segundo o organizador do evento, conhecido como Caskinha, a edição deste ano terá um novo formato, com início mais cedo e término antecipado, seguindo a tendência de grandes festivais.
Os portões serão abertos às 17h, permitindo que o público aproveite as atrações desde o fim da tarde. Outra novidade é a criação da pista solidária, que permitirá a participação do público mais próximo ao palco, mediante cadastro prévio no site oficial do evento.
"Serão três dias mudando os horários, como é a tendência dos novos festivais, começando mais cedo, terminando mais cedo. Então, acho que vai dar para você vir 17h, que é a abertura dos portões, pegar um sol, pegar bandas no palco. Vai ser um carnaval de muita festa, com a participação na pista solidária, com a participação da galera aqui bem de frente ao palco, mas com certeza vai ser um carnaval com qualidade, com a tradição do Oba Festival", comenta Caskinha.
Dupla Brenno & Mateus se apresentou no Oba Festival em São José do Rio Preto (SP)
Henrique Souza/g1
🎉 Atrações
O evento reúne artistas renomados no Brasil, como:
No sábado, quem abre o festival é o cantor Wesley Safadão, além de Dennis DJ.
O domingo será comandado por Léo Santana, acompanhado de Lauana Prado;
Já a segunda-feira encerra o Oba Festival em clima de carnaval com Claudia Leitte, além da Banda Eva e Monobloco.
Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site.
🚌 Transporte gratuito
Durante os três dias de carnaval, haverá ônibus gratuito para os foliões. Os coletivos sairão diariamente do terminal da Praça Matriz, às 16h e às 18h. O retorno contará com três opções de horário.
A expectativa é de que a edição marque o retorno definitivo do festival à cidade e fortaleça a economia local e regional.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM